A rede social tem espaço para evoluir?

Será que a rede social tem espaço para evoluir? Bem, no ano de 1995 foi lançada a primeira rede social do mundo: o site ClassMates.com (que ao traduzir seria algo como colegasdeclasse.com). Criada pelo norte-americano Randy Conrad, o site tinha como objetivo realizar reencontros e a troca de contatos entre amigos de escola ou da faculdade. Esse site era pago e fez muito sucesso em países como Estados Unidos e o Canadá. Apesar de existir até hoje, ele não faz o mesmo sucesso de antes.

Do ClassMates para cá já se passaram mais de 20 anos e muita coisa mudou nas redes sociais. Elas não só se ampliaram como ganharam bastante força em especial em países como China, índia, Estados Unidos e Brasil que, segundo pesquisas voltadas para marketing digital, são os quatro países mais conectados do mundo todo.

 

rede social tem espaço para evoluir sempre

 

Facebook – a impulsão resultante do ClassMates

Muitas outras redes surgiram e morreram ou ficaram obsoletas ao longo do tempo. Esse foi o caso do MySpace, que fazia muito sucesso nos Estados Unidos no início dos anos 2000 e o Orkut, que foi durante anos a preferência disparada dentre os brasileiros, mas acabou sendo ultrapassada pelo Facebook.

Aliás, a rede de Mark Zuckerberg é a mais significativa nos dias de hoje, inclusive no Brasil. Com mais de 100 milhões de usuários, os brasileiros são a terceira população mais ativa da rede, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia.

Mesmo depois do aparecimento de novas redes sociais como Instagram, Google+, Linkedin, WhatsApp e Snapchat, o Facebook continua líder no mercado atualmente, tendo inclusive comprado 2 desses aplicativos. Mesmo às vezes mostrando sinais de esgotamento, a rede social está sempre se reinventando e aumentando sua vida útil.

No Brasil, as redes mais utilizadas do momento são:

  • O Snapchat, o queridinho dos adolescentes e das celebridades;
  • O Linkedin, uma rede social mais voltada para o mercado de trabalho;
  • O Twitter, o microblog que já foi um dos mais utilizados no país, mas hoje está em oitavo lugar;
  • O Skype, que é um dos programas de comunicação em tempo real mais difundidos atualmente;
  • O Google+, que não engatou como era esperado por aqui;
  • O Instagram, que é um dos queridinhos para quem trabalha com marketing digital;
  • O Youtube, que teve um boom nos últimos anos por causa do sucesso dos youtubers;
  • O Messenger, que desde que se tornou um app separado é o segundo mais baixado na PlayStore;
  • O WhatsApp, que tem facilitado ainda mais a comunicação entre as pessoas; e, por fim,
  • Em primeiríssimo lugar: o Facebook.

 

A rede social tem espaço para evoluir nos negócios?

Todo empreendedor de sucesso deve entender e utilizar o poder das redes sociais nas suas campanhas e na sua divulgação. Para ele, saber se a rede social tem espaço para evoluir é essencial. Aproveitar o momento é ainda mais importante!

Em grande parte, isso se deve ao fato de que é nas redes sociais que o empresário vai estar em contato com o público-alvo de forma mais orgânica. Além disso, divulgar por meio de redes sociais é tão barato quanto eficaz! O pouco investimento que se faz nelas possibilita enorme alcance, até mesmo entre os usuários que pouco usam a rede social em questão.

 

os vários tipos de rede social tem espaço para evoluir

 

Depois de pensar em tudo isso, a pergunta que fica é:

  • Dentre tantas redes sociais diferentes, quais são as melhores para investir e estar presente?

A resposta não é direta, porque ela vai depender de diversos fatores. O primeiro passo é saber qual é a sua intenção:

  • Que tipo loja você tem?
  • Qual é o seu segmento?
  • O que você quer divulgar?

As respostas vão apontar para que direção é necessário seguir.

Outra maneira de descobrir em qual rede social você deve estar mais presente é vendo onde o seu público-alvo está. Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat… todas essas redes sociais tem um público diferenciado. E é a partir dessa diferenciação que vai ser possível decidir onde você pode e deve investir mais.

 

Diferenciais do Facebook, do Instagram e do Twitter

O Facebook é a maior rede social do momento, sem sombra de dúvida. Ao criar uma página do seu negócio nele, é possível criar campanhas de marketing que vão ter um alcance muito alto e investir muito pouco dinheiro para isso.

Já o Instagram tem se tornado uma das redes sociais preferidas para fazer publicidade. O fato de poder publicar vídeos ajuda muito e as hashtags ajudam a direcionar a publicidade da sua loja.

E o Twitter, por mais que não seja tão utilizada quanto as outras duas, também tem um público fiel que acompanha de perto todas as tendências e discussões lançadas por lá.

 

O que você pode esperar do futuro das redes sociais?

A rede social tem espaço para evoluir sim, e você pode participar disso. Como assim? Com essa evolução, as redes sociais estão sempre em constante mutação e estão sempre se renovando e se reinventando. Num mundo tão conectado como é o nosso atualmente, as redes sociais ganharam bastante espaço e não é possível imaginar, pelo menos em um futuro próximo, um mundo que não conte com essas ferramentas, seja para lazer, trabalho ou marketing.

O que acaba acontecendo é que, durante essa evolução das redes e da tecnologia que permite que elas sejam criadas, algumas vão ficando para trás, se tornam desnecessárias, enquanto outras vão ganhando força e se reinventando.

Nesse meio existem as incontáveis novas redes sociais que são criadas com bastante frequência. Ou seja, as redes sociais não vão acabar ou parar onde estão, elas estão em total evolução e tem sim espaço para elas na forma como a nossa sociedade se organiza hoje em dia.

De qualquer forma, é impossível prever o que vai acontecer nesse caso. O que existe ainda é muita especulação, mas o que nós temos aí é um mercado muito favorável a ampliação e criação de novas ferramentas de comunicação entre o público.

 

rede social tem espaço para evoluir a todo custo

 

Que tal estudar mais e se aperfeiçoar mais no campo das redes sociais, para que você consiga usar o pleno potencial delas quando estartar sua loja virtual? Mais importante do que saber se a rede social tem espaço para evoluir é aproveitar o momento atual, onde ela é essencial para o seu negócio!

É possível que num mundo tão mutante como o das redes sociais, você tenha algumas dúvidas. Não deixe de escrevê-las aqui nos comentários e logo logo vamos trazer uma resposta assertiva que impulsione sua estratégia!

  Descubra como viver Melhor agora com Marketing Digital Você quer?    

Darc

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *