Propaganda e marketing são a mesma coisa?

Se você está se perguntando se propaganda e marketing são a mesma coisa, a resposta direta é não. Propaganda e marketing são termos diferentes e se você veio até mim para ter essa resposta, vou deixar as diferenças bem claras.

Farei isso para que você possa traçar a melhor estratégia para abrir uma loja virtual que realmente produza lucros.

Um verdadeiro e-commerce de sucesso parte desses 2 ingredientes, atraindo mais clientes que se tornarão fãs de sua marca. Vamos começar a entender bem as diferenças?

 

propaganda e marketing são a mesma coisa

O que é propaganda?

Numa definição teórica, o Dicionário Aurélio online mostra o significado assertivo da palavra “propaganda”:

“Conjunto de atos que têm por fim propagar uma ideia, opinião ou doutrina.”

Essa definição nos ajuda a entender porque a palavra foi criada. Mas, como em todas as áreas de conhecimento, não basta apenas saber o significado de uma palavra; é preciso entender o sentido dela dentro do seu contexto de aplicação.

Então, dentro do mundo virtual, o que se pode dizer sobre “propaganda”?

Quando se planeja abrir uma loja virtual, criar uma marca, preparar uma estratégia de vendas ou outra atitude similar, é preciso ter em mente que, se essa loja, marca ou estratégia ainda não for conhecida pelo público, haverá a necessidade de propagação.

De que adianta você tentar vender algo se o público ainda não te conhece ou nunca ouviu falar a respeito de seu e-commerce? Bola fora; totalmente fora!

Portanto, propaganda é, numa definição adaptada, o ‘conjunto de atos produzidos com a finalidade de propagar um produto ou serviço’. Só depois de divulgar aquilo que você quer vender é que as pessoas poderiam começar a pensar em comprá-lo. Você não concorda que isso precisa ser feito em etapas?

Por isso, é importante entender bem se propaganda e marketing são a mesma coisa. Depois poderemos relacionar os 2 conceitos. Vamos então entender agora o que é marketing.

O que é marketing?

Não adianta desalinhar a ordem das coisas e achar que sua loja virtual vai bombar na web só porque você está empolgado. É preciso estratégia.

Leia o post onde explico em detalhes o que é marketing digital clicando aqui.

O marketing é parte de uma estratégia. Quem quer analisar o marketing de sua empresa ou loja virtual, vai precisar parar e refletir em algumas perguntas:

  • Qual é a missão da minha empresa ou loja virtual?
  • Para quem ela estará direcionada? Qual será o seu público?
  • Quem serão os meus clientes?
  • Quais são as suas principais dores e demandas?
  • O que meus clientes procuram?
  • O que minha empresa vai oferecer a eles?
  • Porque eles deveriam gostar do meu produto ou serviço?
  • Quais são os diferenciais da minha loja virtual?

Essas perguntas fazem parte, como eu disse antes, da análise de marketing de uma estratégia. Vou resumir até aqui:

  • É preciso elaborar uma estratégia de vendas.
  • Dentro da estratégia existe o marketing, para analisar o público-alvo.

Quando o marketing é pesado, estruturado e ajustado, ele chega num ponto em que basta aplicá-lo. Quando chegar nesse momento, qual será uma das melhores maneiras de fazê-lo? Através da propaganda!

será que propaganda e marketing são a mesma coisa

Lembra da frase: a repetição é a mãe da retenção? Para saber se propaganda e marketing são a mesma coisa, reveja a sequência de novo:

  • Toda estratégia de vendas precisa de marketing
  • Todo marketing precisa de propaganda

Propaganda e marketing são a mesma coisa?

A diferença básica, então, que existe entre propaganda e marketing tem a ver com a ordem das coisas: antes de usar a propaganda, sua estratégia de marketing precisa estar bem traçada. Como dito antes, não há como vender sem propagar.

Isso é o que leva muitos dos que trabalham com e-commerce a presentear antes de vender. Eles criam um público, ajudam esse público ao máximo possível e quando esse mesmo público percebe o vínculo que existe, o produto ou serviço oferecido torna-se essencial. O próximo passo será a compra.

É claro que existem muitas outras pequenas diferenças entre propaganda e marketing. Eu quis explicar aqui pra você as diferenças básicas; o que as torna essencialmente únicas dentro do escopo de estrategista virtual de vendas.

A partir daqui você pode seguir montando o restante de sua estratégia que, como dito antes, pode envolver outros elementos. Acreditar que propaganda e marketing são a mesma coisa pode atrapalhar o início do seu planejamento.

O que você precisa entender é que mais importante do que saber a diferença semântica das palavras, é atrair o seu público a seu produto, serviço ou empresa.

Depois que isso começar a tomar forma, as próprias experiências de erro e acerto o ajudarão a traçar rumos futuros no seu e-commerce.

Como aplicar esse conhecimento em sua loja virtual?

Agora que já sabe que você precisa (1) começar a traçar sua estratégia, (2) analisar o marketing que será usado e (3) pensar nos melhores tipos de propaganda para o seu negócio, gostaria de dar algumas dicas.

Pensando nesses 3 elementos de forma separada, seguem abaixo algumas dicas de como aplicar o que você aprendeu hoje mesmo nas suas plataformas de venda. Aplicar essas dicas pode ajudar 2 grupos:

  • Os que estão planejando seu e-commerce
  • Os que querem aprimorar seu e-commerce

Pense nas dicas refletindo em como andam seus negócios. Ao refletir nessas perguntas, olhe bem para o site, blog e redes sociais da empresa ou loja virtual. Analise se os resultados são os que você esperava. Se não forem, anote e tire tempo para estudar essas anotações depois.

Vamos lá? Pense…

  • Minha loja virtual tem um blog?
  • Meu blog tem conteúdo relevante?
  • Meu conteúdo é valioso ou replicado de outros blogs?
  • Onde pretendo chegar com meu conteúdo?
  • Meus produtos e serviços tem descrições detalhadas?
  • As descrições envolvem sentimentos ou são mecanizadas?
  • Insiro call-to-actions no meu blog e nas redes sociais?
  • Meu blog tem plugins de compartilhamento para as redes sociais?
  • Que tipo de público acessa as redes sociais da minha loja virtual?
  • Respondo aos comentários na fanpage?
  • Compartilho posts em grupos específicos do Facebook?
  • O visual da minha loja virtual é atrativo ou rebuscado?
  • Os posts do blog da loja virtual são fáceis de ler e entender?
  • A linguagem que uso com meu público é mecânica ou descontraída?

 

Essa lista de perguntas pode ser exaustiva, sim, mas a intenção dela é justamente fazer você pensar no que tem sido feito para que seu marketing e propaganda estejam apontados na direção correta.

Se perceber pontos falhos, corrija-os hoje mesmo!

 

diferenciar se propaganda e marketing são a mesma coisa

Comece hoje mesmo a aplicar o que aprendeu!

Lembre-se: para fazer propaganda é preciso ser conhecido. Para ser conhecido, é preciso marketing. Para fazer marketing, é preciso estratégia. Se estiver focado em definir e fortalecer essas 3 bases do e-commerce, sua loja virtual irá muito bem no meio dos concorrentes!

Em resumo, propaganda e marketing são a mesma coisa? É claro que não! Aplicar as lições que você aprendeu dessa diferenciação levará o seu negócio ao sucesso mais rápido!

  Descubra como viver Melhor agora com Marketing Digital Você quer?    

Darc

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *