Como usar marketing de conteúdo na loja virtual

Produzir marketing de conteúdo na loja virtual é uma grande sacada! Grandes nomes do e-commerce começam a produzir conteúdo de alta qualidade para o seu público, fazendo valer a pena o acesso às suas plataformas virtuais.

Talvez você pense que produzir conteúdo é apenas para blogs ou sites de referência, mas isso não é verdade. Acima de tudo, as lojas virtuais mais conceituadas se preocupam em propagar por meio de blogs e redes sociais informações de valor, concisas e de alto poder de engajamento. Porque?

 

fazer marketing de conteúdo na loja virtual

 

Razões para produzir marketing de conteúdo na loja virtual

É fato que os blogs de lojas virtuais aumentam o seu número de acessos por que o público quer conhecer aquilo que vai comprar. Desde um infoproduto até uma ampla variedade de produtos físicos vendidos com condições incríveis de pagamento precisam ser vendidos primeiro à mente do cliente. É preciso persuadir o visitante de suas plataformas virtuais e mostrar quanto valor o seu produto ou serviço tem em comparação com o da concorrência.

Por isso, hoje, separei 4 dicas valiosas sobre como utilizar marketing de conteúdo na loja virtual. Fique ligado nas dicas abaixo:

 

Prepare conteúdo relevante

Não adianta nada sair por aí criando blogs com 1 milhão de artigos sobre coisas sem nexo com a sua loja virtual. É preciso pensar, e muito, sobre o que vai ser relevante para o seu público. Vou dar um exemplo.

Digamos que você vai abrir uma loja virtual de ingressos. Lá estarão disponíveis para compra as entradas dos eventos mais esperados do ano em sua região. Daí você começa a pensar em criar um blog com conteúdo relevante para esse público. O que deve ser levado em conta caso você contrate um freelancer ou uma agência para escrever pra você?

Os artigos poderiam se basear nas seguintes temáticas:

  • Como curtir o fim de semana sem gastar muito?
  • Quais são os melhores bares da região?
  • Que casas de show vão te dar a melhor experiência em curtição?
  • Quais são os artistas da música no momento?
  • Qual é a história de vida da banda que fará o show dessa semana?
  • Eu poderia contar um pouco a respeito de um artista específico?

 

como produzir marketing de conteúdo na loja virtual

 

Essas perguntas podem servir como régua de medir a relevância dos artigos que serão postados no blog da loja virtual. É claro que isso depende muito de sua estratégia de ação. Mas seu público só lerá seus posts se eles tiverem totalmente a ver com o produto ou serviço que está à venda na sua loja virtual.

Daí entra também a questão da frequência de postagens.

 

Mantenha a regularidade do marketing de conteúdo na loja virtual

Outra postura improdutiva no blog ou nas fanpages de sua loja virtual envolve demorar para publicar postagens. Dentro desse assunto, algumas dicas que eu sempre dou são as seguintes:

  • Estude os melhores horários para postar nas redes sociais da sua loja virtual.
  • Poste todos os dias em sua rede social pelos menos 4 vezes.
  • Interaja com os visitantes, curtindo seus comentários e respondendo o que eles comentam.
  • Compartilhe suas postagens em grupos de Facebook do mesmo nicho.
  • Programe posts futuros, caso esteja com dificuldades com sua programação.
  • Publique vídeos; eles são a bola da vez no Facebook e tem o maior número de acessos e reações do público em geral.

Essas ideias vão te dar mais acesso aos seus conteúdos. Seu blog passará a ter mais seguidores, que vão querer saber as novidades à medida que você posta o que está para acontecer sobre eventos na região. Os resultados digitais terão mais força e engajamento do que nunca!

Utilizar marketing de conteúdo na loja virtual com frequência é uma coisa; preparar conteúdo que agregue valor ao visitante é outra.

 

Disponibilize conteúdo valioso

Qual seria a diferença entre conteúdo relevante e conteúdo valioso? Não existe nada de complexo aqui. Vou te explicar qual é o peso dos 2 conceitos:

 

Conteúdo relevante

Como você leu antes, um conteúdo se mostra relevante quando é certeiro, apontado na direção certa e produzido para o público certo. Ou seja, se vai abrir uma loja virtual de peças de carro, não escreva posts que saiam desse nicho. Por exemplo, se for escrever um post de curiosidades, que estas sejam de curiosidades sobre carros. Se vai escrever um post sobre eventos, que estes eventos sejam automotivos. Pegou a ideia? Ser relevante é ser adequado, ter importância, ressaltar. Então, produza conteúdo que seja importante dentro do seu nicho.

Conteúdo valioso

Ser valioso envolve trazer algo essencial ou até novo à mente do visitante de seu blog. Sabe aquele blog ou site que sempre conta uma novidade que você acha incrível? Pois é. A ideia é exatamente esta: agregue valor ao seu blog postando informações que farão diferença para o leitor; que ele vai buscar ler para ter uma fonte de inspiração ou de novidades confirmadas. Isso é algo de valor! Assim, se seu conteúdo for valioso, seu engajamento aumentará e esse marketing de conteúdo vai dar o boom que sua loja virtual precisa!

 

excelência em marketing de conteúdo na loja virtual

 

Presenteie conteúdo otimizado

Com o passar dos meses e anos em que seu blog for ganhando conteúdo relevante e valioso de forma constante, o cabedal de conhecimento que vai estar disponível nele permitirá outra postura de marketing de conteúdo: a otimização de informações úteis. Como assim?

Quando tiver diversos posts publicados sobre seu nicho de mercado, você pode começar a produzir e-books, por exemplo, usando esse material como base. Assim, pesquise dentro de sua base de dados o que seria bom resumir para o seu público. Vou dar exemplos práticos:

  • Produza um e-book com 9 dicas sobre fazer tal coisa.
  • Prepare uma sequência de pequenos e-books sobre 10 lugares incríveis para visitar em determinada região.
  • Presenteie seu público com um e-book contando a história das 8 maiores bandas de rock do momento.

Usar o que já foi publicado como base e agregar novas informações a e-books pode ser uma incrível maneira de presentear seu público com conteúdo otimizado.

Pelo que dá pra você ver nessas 4 dicas acima, seu conteúdo é o ‘sangue do corpo’ do seu e-commerce. Ele precisa ser oxigenado a todo momento. Novas ideias, novos posts, novos presentes… tudo isso precisa mostrar ao seu público que você não apenas quer vender, mas também ajuda-lo naquilo que ele mais gosta.

Se utilizar marketing de conteúdo em sua loja virtual dessa forma, seu sucesso será mais impactante!

 

 

  Descubra como viver Melhor agora com Marketing Digital Você quer?    

Darc

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *